Josué era um sujeito considerado tranquilo pelos amigos. Sujeito de hábitos simples, assim como sua vida. De casa para a metalúrgica, da metalúrgica para casa. Não, obviamente, sem antes parar no bar do Rubão para abastecer e conversar com os amigos, quase sempre sobre futebol. Eventualmente sobre alguma catástrofe do dia, tipo terremoto ou coisa assim, cujo comentário em comum sempre terminava que aquilo tudo não era tão ruim assim como a vida que eles levavam. E voltavam ao futebol.
Aos domingos, havia a rifa. A rifa do frango.
Não. Quem ganhasse a rifa não levava simplesmente o frango assado pra patroa. Levava pra casa a inveja dos amigos. Levava pra casa as salivas dos invejosos que queriam levar aquela caça às suas mulheres e fracassaram. Aquele que conseguisse o frango, provavelmente passaria para as gerações posteriores os genes da caça bem sucedida. Certamente suas crias teriam mais chances de sobrevivência, mesmo sob fortes terremotos.
Naquele domingo, Josué, como sempre fazia, tomava sua pinga e se defendia contra os comentários irônicos dos amigos. Como era palmeirense, ultimamente especializou-se no contra-argumento imediato. Sempre havia um culpado, o juiz, a Federação, a diretoria. Nunca seu amado Palmeiras.
Foi então que o Dedão, que era o responsável pelos frangos da máquina e pela rifa, chegou com um ar sarcástico e praticamente mandou o Josué escolher um número da rifa, sob os olhares atentos dos amigos.
E, para o azar do Josué, havia na cartela apenas dois times ainda em branco. ABC de Natal e ...Palmeiras.
Josué olhou para os amigos. Algum dos amigos seguravam as risadas. Outros levantavam a sobrancelha, num desafio cruel.
Josué escolheu o Palmeiras.
Pra fechar a rifa, tiraram dois reais do bolso do Sarney, um infeliz bigodudo desmaiado à beira da mesa de sinuca, e revelaram o resultado.
ABC de Natal. O Sarney ganhou.
Mandaram entregar o frango pra mulher do Sarney. E ainda disseram pro Josué que a mulher do Sarney, ao receber a caça, comentou: "O Sarney é foda!".
Josué chegou em casa meio tonto. Não sabia se eram as pingas ou a derrota.
_ Dirce, o que tem pro almoço?
_ Macarrão. Mas a Clotilde mandou este frango pra gente que o Sarney ganhou na rifa. Ela disse que já estava com o almoço pronto...
....................
Bem, para os palmeirenses mais antigos, talvez a reação do Josué fosse previsível.
Mas os palmeirenses de hoje sabem que ele se lambuzou até os ossos...
..
Nenhum comentário:
Postar um comentário